A minha observação do cometa Halley

  

Anúncio da chegada de Halley

Em 1986, era anunciada a passagem do cometa de Halley. O cometa Halley batizado com o nome seu descobridor, Halley que era físico, matemático, e também amigo e financiador das pesquisas Isaac Newton, o cometa tem uma órbita curta de 75 anos, ele também é a origem dos meteoros orionídeos que ocorre todo ano no mês de outubro. Diziam que seria a mais maravilhosa que se tinha noticia e a expectativa de todo o mundo era de comtemplar um belo, raro e gratuito espetáculo da natureza. Eu no meio muito empolgado.

Expectativa e surpresa

Meu pai hoje falecido trabalhava no tratamento de agua da cidade e trocava turno.um dia ele me acordou de madrugadinha e me pediu para leva-lo ao serviço.eu fui levar meu pai e no caminho meu pai me disse que já dava para ver o belíssimo fenômeno .ele apontou e eu pude então ver o ilustre visitante. Levantei outras madrugadas para ver mas nem persisti muito porque o que se falava era que o espetáculo maior seria depois do periélio. Já que coincidia o periélio com a lua cheia. também. passado a lua cheia e o periélio. Em uma madrugada, antes do prazo do periélio, eu consegui ver o cometa. Eu vi ele cruzando o céu pelo leste numa cor esverdeada no meio do céu estrelado se destacando no céu escuro.

Vista do Halley no apogeu

 Esperei também para ver no auge pouco depois do periélio, e com a Lua escura, mas cadê o cometa? Escondeu o rabo e ninguém viu mais. Uma decepção global. Mas carrego comigo aquela lembrança de ter visto um dos mais famosos cometas do sistema solar.






Comentários

Postagens mais visitadas